Abaixo-Assinado: Pela extinção da palavra saudade

|
.

Eu sei que esse blog foi proposto para atender uma gama maior de assuntos (vide subtítulo) mas... A questão é que não consigo. O tema “saudade” se alojou em mim e nas pessoas das quais convivo que parece que virou um vírus... Tenho imaginado a saudade como uma tosse seca, daquelas que um dia você está, no outro teu colega de trabalho que senta na mesa do lado pega, e assim parece que a coisa nunca vai embora ...

Alias... Vamos para o significado puro da saudade. Segundo o Aurélio, principal dicionário da língua portuguesa “saudade” é definida como: s.f. Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. Nostalgia. O Aurélio também diz que pode ser um pássaro da família dos cotingídeos ou uma planta da família das dipsacáceas (Q?)... De qualquer forma essas duas últimas definições não vêm ao caso, vamos (eu e você, pequeno leitor) nos apegar ao significado do campo da idéias, ok?

Você acha que uma palavra que tem na sua definição “nostalgia” e “melancolia” pode ser uma coisa boa? Eu não tenho dúvidas de que isso não presta de jeito nenhum, e eu prefiro pensar no pássaro ou na plantinha que nisso (ops, eu tinha dito que num ia mais falar de dipsacáceas e cotingídeos, sorry).

E quem sente mais saudade? Quem fica ou quem vai?

Quem fica, fica com a saudade, fato. Com a idéia de que quem vai, está partindo pra viver um mundo novo, de novas experiências, de novas memórias que apagarão as velhas lembranças, por que você sabe nê... Tudo que é novo parece ser mais interessante que aquilo que a gente já tinha, e esquecer de você das coisas que deixou, vai ser muito mais fácil...

Por outro lado é óbvio que quem vai fica com saudade. Porrraaaa... Você acaba de deixar aquele lugar que foi seu porto seguro por anos, aquele abraço que sempre te confortou nas horas ruins por uma coisa nova que pode te mastigar e cuspir em dois tempos... Fora que você fica com a idéia de que quem fica, vai continuar com sua vida normalmente, indo pros mesmos lugares encontrando todos aqueles rostos familiares que pra você agora só são lembranças de um dia calmo de domingo...

Enfim, pra quem vai ou pra quem fica, só sei que saudade é uma merda. Quem inventou merece um tiro na cabeça sem misericórdia... Voto pela extinção desse sentimento, ou a criação de um remédio, nem que seja um placebo tipo Cogumelo do Sol... Essa semana mesmo eu postei no twitter que todo mundo devia ser onipresente como um semideus, pra poder estar em todos os lugares onde alguém sentisse saudade...

Go home!

P.S. Eu vou apertar o pé aqui no acelerador, uma hora eu chego, nem que seja por aqui ;)

2 comentários:

Luana Batista Goulart disse...

Dani,
=(
Comovente seu texto.. Quer vir jantar em casa essa semana?

Bjs

. disse...

Pela extinção desse sentimento!
Voto contigo, Dani.
:)

Postar um comentário